Pular para o artigo

Como Consultar a Restituição do Imposto de Renda

Como Consultar a Restituição do Imposto de Renda
Saiba como consultar a restituição do imposto de renda e o que fazer em caso de problemas no pagamento.
Foto: Prostock-studio / Envato

A Receita Federal do Brasil liberou nesta sexta-feira (23) a consulta à restituição do imposto de renda 2025. De acordo com o órgão, mais de 6 milhões de declarações serão contempladas nesse primeiro lote de restituição do IRPF 2025, cujo valor será de R$ 11 bilhões.

Veja a seguir como proceder para consultar se a sua restituição será paga nesse lote mensal:

Como Consultar a Restituição

Para saber se a sua restituição está disponível para pagamento, acesse a página de consulta à restituição do IRPF.

consultar restituição do IRPF
Página de consulta à restituição do imposto de renda no site da Receita Federal

Preencha os campos relacionados ao seu CPF, data de nascimento, exercício da declaração e confirme que você é humano. Ao final, clique no botão "Consultar".

Caso a sua declaração tenha sido selecionada neste lote, o pagamento da restituição será feito no último dia útil do mês. Entretanto, se você tem direito à restituição mas não teve a declaração selecionada para pagamento, você continuará na fila de restituição, conforme regras de prioridade da Receita Federal.

Quem Tem Prioridade Para Receber a Restituição do IRPF

Os pagamentos da restitução do imposto de renda são efetuados de acordo com o cronograma de lotes mensais. A ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração. No entanto, algumas pessoas têm prioridade no pagamento da restituição, conforme relação a seguir:

  1. Pessoas com mais de 80 anos de idade;
  2. Pessoas acima de 60 anos ou com deficiência ou moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  4. Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e indicaram o CPF como chave PIX para restituição; e
  5. Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou indicaram o CPF como chave PIX para restituição.

Leia Também:

Declaração de Imposto de Renda 2025: Tudo que Você Precisa Saber

Como Proceder se Você não Receber a Restituição

Apesar de ter direito à restituição, em alguns casos ela pode não ser depositada na data prevista em razão de erros, como dados bancários divergentes, conta bancária de titularidade diferente do contribuinte, chave PIX ou conta bancária encerrada, etc.

Nesses casos, o contribuinte tem até 1 (um) ano após a tentativa do crédito para solicitar o reagendamento da restituição. Independente do seu banco, o serviço de reagendamento da restituição é feito apenas no Banco do Brasil e consiste em fornecer os dados bancários corretos e atualizados para uma nova tentativa de pagamento.

Para fazer o reagendamento, acesse o serviço de Restituição de Imposto de Renda no site do Banco do Brasil, e informe seu CPF e valor do imposto a restituir atualizado (consultar o serviço Meu Imposto de Renda -> Extrato de Processamento no site da Receita Federal).

Caso queira solicitar o reagendamento por telefone, ligue para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se, porventura, o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição no prazo de 1 (um) ano, o serviço deverá ser solicitado no e-CAC da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos -> Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".