Pular para o artigo

BC confirma vazamento de chaves Pix de clientes da QI Tech

BC confirma vazamento de chaves Pix de clientes da QI Tech
Vazamento de chaves Pix expôs dados cadastrais de clientes da QI Tech. Saiba o que aconteceu, quais dados foram afetados e como se proteger.
Foto: LightFieldStudios / Envato

Um incidente de segurança envolvendo a QI Tech expôs dados cadastrais de chaves Pix de 25.349 clientes, conforme nota divulgada pelo Banco Central do Brasil (BC).

O incidente de segurança nos sistemas da QI Tech ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março desse ano, resultando na exposição de dados cadastrais vinculados a chaves Pix dos clientes.

Quais Dados das Chaves Pix Foram Vazados?

De acordo com o Banco Central, os dados expostos foram de natureza cadastral, incluindo:

  • Nome do usuário
  • CPF
  • Instituição de relacionamento
  • Agência
  • Número e tipo da conta

No entanto, é importante ressaltar que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações financeiras, saldos em contas ou outras informações protegidas por sigilo bancário.

O Banco Central informou que está adotando as medidas necessárias para apurar detalhadamente o caso e aplicará as sanções previstas nos regulamentos vigentes.

O Que é a QI Tech?

A QI Tech, cuja razão social é QI Sociedade de Crédito Direto S.A. (QI SCD), é uma instituição financeira que atua no segmento de crédito direto. As SCDs são instituições financeiras que realizam operações de empréstimo, de financiamento e de aquisição de direitos creditórios exclusivamente por meio de plataforma eletrônica, utilizando recursos próprios. Segundo as regras do Banco Central, essas instituições não podem captar recursos do público.

De acordo com o site da empresa, a QI Tech também atua como Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), conforme autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Que os Clientes Devem Fazer em Caso de Vazamento da Chave Pix?

O Banco Central orienta que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais expostos serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

Vale ressaltar que o BC e as instituições participantes do Pix não utilizam outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram), chamadas telefônicas, SMS ou e-mail. Portanto, desconfie se receber qualquer contato feito por esses canais.

Além disso, é recomendável que os usuários do Pix sempre adotem medidas de precaução e segurança, tais como:

  • Monitorar as contas: Fique atento a qualquer atividade suspeita em suas contas bancárias.
  • Desconfiar de contatos: Não clique em links ou forneça informações pessoais em mensagens de celular, e-mails ou ligações suspeitas.
  • Manter os dados atualizados: Certifique-se de que seus dados cadastrais estão corretos em sua instituição financeira.
  • Registrar um boletim de ocorrência: Caso identifique alguma fraude ou uso indevido de seus dados, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil do seu estado.